Dados apontam que valores de studios subiram mais de 20% nos últimos anos e reforçam a valorização de empreendimentos compactos
Curitiba se consolida como uma das capitais mais promissoras para investimentos imobiliários no segmento de studios. Além de oferecer soluções modernas e funcionais para o dia a dia, esses empreendimentos compactos têm apresentado alta valorização e procura crescente, segundo os dados coletados pela plataforma Órulo que mostram que, nos últimos dois anos, o valor do metro quadrado dos studios na cidade subiu em média 20,4%, passando de R$ 8.760,00, em janeiro de 2022, para R$ 12.700,00, em janeiro de 2024. Em bairros nobres, como o Batel, esse crescimento chegou a 36,3% em um único ano.
Para a diretora administrativa da O3, Gisele Ott, a tendência reflete o perfil de investidores que buscam opções rentáveis e seguras. “Com alta taxa de ocupação, facilidade de locação e valores que superam a inflação, os studios se tornaram uma alternativa atraente para quem deseja diversificar o portfólio e garantir retorno consistente. Além disso, os empreendimentos compactos contam com uma ótima aceitação junto ao público jovem, que vêm estudar ou trabalhar na cidade”, afirma.
O último levantamento do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), aponta que dos 686 mil imóveis existentes na cidade, apenas 9,4 mil estão disponíveis para locação, o que representa 1,3% do total de unidades no setor. “Os studios são empreendimentos projetados para atender a um mercado cada vez mais exigente, e unem praticidade, localização estratégica e soluções sustentáveis. Mesmo compactos, eles oferecem um design que privilegia o bem-estar e a funcionalidade, o que confirma a alta procura desse tipo de imóvel e um retorno garantido para investidores”, afirma Gisele.
Lançamentos e tendências
Seguindo essa tendência, a O3 Empreendimentos apresentou recentemente o The Balance, um projeto que redefine o conceito de moradia urbana. O empreendimento, que combina design arrojado e inovações sustentáveis, com um projeto compacto de alto padrão, registrou 55% das unidades vendidas em apenas quatro dias de pré-lançamento, destacando-se como um dos lançamentos mais bem-sucedidos do setor. “O The Balance foi idealizado para atender tanto investidores quanto moradores que buscam praticidade sem abrir mão de estilo e conforto. Sua arquitetura moderna, com um dos blocos em balanço sem pilares, simboliza a busca por um equilíbrio perfeito entre o urbano e o natural”, explica a diretora.
Localizado em uma região estratégica de Curitiba, o empreendimento oferece soluções completas, como áreas de lazer equipadas, espaços compartilhados para trabalho remoto e uso de tecnologias sustentáveis. “Acreditamos que o futuro da moradia está em projetos que integram praticidade, funcionalidade e responsabilidade ambiental. O The Balance é um exemplo disso”, complementa Gisele.
Tendência e inovação no mercado imobiliário
O sucesso dos studios em Curitiba reflete a evolução do setor imobiliário, que busca atender a um público cada vez mais diversificado, como jovens profissionais, estudantes e investidores, que encontram nesses empreendimentos uma solução adaptada às demandas modernas, onde cada metro quadrado é aproveitado ao máximo. “Com alta procura e retorno garantido, os studios permanecem no radar de investidores atentos às transformações do mercado. Além disso, a inovação no setor se traduz em projetos que oferecem muito mais do que apenas uma residência, como espaços compartilhados, áreas de lazer integradas e soluções sustentáveis são diferenciais que tornam esses empreendimentos atraentes”, afirma a diretora.
Outro ponto a ser considerado é a flexibilidade dos studios, que permitem atender tanto às necessidades de quem busca praticidade no dia a dia quanto às expectativas de investidores que valorizam propriedades com alta liquidez e potencial de valorização. “Morar bem não depende do tamanho do espaço, mas sim de soluções inteligentes, e projetos como o The Balance reforçam essa ideia”, finaliza Gisele.
Crédito da foto: The Balance
Comments
Post a Comment