Pela primeira vez em Florianópolis, Instituto História Viva realiza formação gratuita de contação de histórias para voluntários
Instituto História Viva já capacitou mais de 3.500 pessoas em sete Estados
Nos dias 24 e 25 de maio, pela primeira vez em Florianópolis, o Instituto História Viva inicia uma formação inédita de contação de histórias, totalmente gratuita, que prevê teoria e prática com apresentações em lares de idosos, escolas, hospitais e instituições de acolhimento de crianças e jovens.
O curso é indicado para pessoas interessadas em compor a rede de voluntariado do Instituto História Viva na cidade. Existente desde 2005, o Instituto História Viva já capacitou mais de 3.500 pessoas, que, juntas, impactaram cerca de 16 mil pessoas em sete Estados brasileiros. Mais do que relatar eventos, a contação de histórias preserva culturas e proporciona conforto e esperança a diversos públicos.
Formação de multiplicadores locais
A formação, que será realizada no Cyta, localizado no bairro Santa Mônica, em Florianópolis, pretende formar multiplicadores locais na arte de ouvir e contar histórias.
O objetivo é capacitar e gerenciar grupos de contadores de histórias voluntários, conectando-os a hospitais, lares de idosos e casas de acolhimento para crianças a fim de levar a contação de histórias a esse público. Essa capacitação faz parte da proposta do projeto Pronac 241671 Ouvir e Contar, Espetáculos de Histórias Vivas de Idosos, beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura pelo Ministério da Cultura.
Roseli Bassi, fundadora do Instituto História Viva e contadora de histórias há 20 anos, considera essa uma missão que leva esperança, emoção e magia por meio das palavras.
"Ser contadora de histórias permite que as histórias ganhem vida e se perpetuem na memória dos ouvintes, uma vez que a história aciona o sistema límbico, onde moram as emoções”.
Treinamento dividido em quatro etapas
Na primeira etapa do treinamento, que se inicia nos dias 24 e 25 de maio, serão desenvolvidas algumas habilidades, tais como:
Escuta ativa: antes de contar, é preciso ouvir. Ouvir as histórias das pessoas, suas emoções, seus silêncios, e despertar uma sensibilidade para adequar a melhor história para aquele momento.
Expressão corporal: o corpo, a voz, as expressões faciais, o olhar e a emoção são instrumentos fundamentais para dar vida às narrativas. O contador de histórias transmite a emoção a cada palavra, gesto e entonação de voz.
Capacidade de adaptação: cada público tem necessidades diferentes. Contar para crianças, idosos ou pacientes hospitalizados exige abordagens distintas, bem como mudança de rumo em meio à contação caso seja necessário. Para isso, é preciso total estado de presença.
Acreditar no poder das histórias: o contador é um guardião da tradição oral. Roseli relembra: "Um dia eu ouvi de uma líder de voluntários de um hospital que 'Quando o contador de histórias chega, o hospital sorri'. Reconhecer a importância do nosso papel é fundamental".
A formação, que se inicia em maio, está dividida em três meses, que incluem a capacitação teórica dinâmica, a parte prática de ouvir os idosos, o envolvimento das crianças para ilustrar as histórias, bem como o treinamento para ressignificar as histórias com o encanto que só a contação de histórias pode proporcionar.
Tudo isso culmina com a apresentação das histórias aos idosos com a magia da contação de histórias, sendo também o momento de formatura de novos voluntários. A formação está dividida em:
1) Maio
Treinamento teórico interativo e dinâmico
24 e 25/05
2) Junho
Prática de ouvir e prática de encantar nos lares de idosos
07 e 08/06
3) Agosto
Apresentações em escolas, teatros e casas lares, além da formatura da 1ª turma de Florianópolis
As inscrições já estão abertas. Quem tiver interesse em participar da formação, deve se inscrever pelo link: https://forms.gle/1uxqjDifvymSVv1u5
ou
e-mail voluntario@historiaviva.org.br.
Serviço:
Formação Gratuita em Contação de Histórias
Início: 24 e 25 de maio
Duração: 3 meses
Onde: Cyta (R. Ricardo Pedro Goulart, 99 – Bairro Santa Mônica)
Realização: Instituto História Viva (http://www.historiaviva.org.br)
Inscrições: https://forms.gle/1uxqjDifvymSVv1u5
Ou email para voluntario@historiaviva.org.br
Comments
Post a Comment