Evento ocorre nesta sexta (6) e sábado (7) e amplia o debate sobre abordagem multidisciplinar e atenção humanizada a pacientes e familiares
O cuidado paliativo é uma abordagem cada vez mais presente no meio da saúde e visa proteger o paciente de alguns sintomas da doença que estão causando perda da qualidade de vida - como dor, náusea, perda de apetite, dificuldades de sono, locomoção e de micção, além do sofrimento emocional. Atento à importância do cuidado integral ao paciente e à necessidade de ampliar o conhecimento sobre essa prática, o Hospital INC ( Instituto de Neurologia de Curitiba) promove o II Simpósio de Cuidados Paliativos, nesta sexta-feira (6) e sábado (7). O evento tem como proposta fomentar o debate em uma perspectiva multidisciplinar, criando um espaço de troca e aprendizado entre profissionais da saúde, pacientes e familiares, além de esclarecer dúvidas e aprofundar reflexões sobre o tema.
A programação contempla um curso pré-simpósio e um ciclo de palestras, que serão realizados no auditório da sede do INC. O curso acontece na sexta-feira, às 20h, e será ministrado pela médica clínica Lisié Bicalho, com o tema “Manejo do delirium na demência avançada em cuidados paliativos”. Já no sábado, das 9h às 16h20, o simpósio contará com uma programação diversificada de palestras e mesa-redonda, reunindo médicas, psicóloga, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, capelã e fonoaudióloga, todas com atuação na área de cuidados paliativos.
Entre os destaques está a palestra “Cuidados paliativos no AVC”, que será apresentada pela neurologista Ana Cláudia Pires, do Hospital Universitário de Brasília. A especialista possui formação em Cuidados Paliativos Neurológicos pela Unesp e atuação na área de Transtornos do Movimento.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos têm como finalidade promover a qualidade de vida de pacientes e de seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. Essa abordagem pressupõe a identificação precoce, a avaliação adequada e o tratamento da dor e de outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual.
Para participar do II Simpósio de Cuidados Paliativos do INC é necessário realizar a inscrição no site da instituição.
SERVIÇO:
II Simpósio de Cuidados Paliativos do INC
Data: sexta-feira (6/02), às 20h; e sábado (7/02), a partir das 9h
Local: auditório do INC (Rua Jeremias Maciel Perretto, 300 - Ecoville - Curitiba – PR)
Inscrições: https://
Programação dia 7/02:
9h – Coffe e abertura com a diretoria do INC
9h40 - A razão e a emoção na tomada de decisão, com a psicóloga Daniele Rabelo Batista
10h20 - A Esperança e a Fé em momentos de tempestade, com a capelã Elenice Santos Barros
11h - Cuidados Paliativos no AVC, com a neurologista Ana Claudia Pires
11h40 – Reabilitação em cuidados paliativos, com a fisioterapeuta Pamela Mayara Silva
12h20 – Almoço
14h - Mesa redonda: Cuidados paliativos e a saúde suplementar – o que temos disponível
14h40 - Terapia nutricional em fim de vida – “Ele vai morrer de fome?”, com a nutricionista Simone Fiebrantz Pinto
15h20 – Coffe
15h50 - Os desafios da disfagia em cuidados paliativos, com a fonoaudióloga Simone Ferreira Santos
16h20 - Encerramento
Sobre o Hospital INC
O Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar de referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com a Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina. É o único centro de neurooncologia credenciado pela Sociedade Alemã de Câncer fora da Europa.
O Serviço de Cardiologia conta com todas as subespecialidades e tem um dos laboratórios mais modernos e bem equipados do Brasil, sendo referência no tratamento da doença coronária complexa, como oclusões crônicas, com uso de técnicas avançadas de imagem, como a Tomografia de Coerência Optica (OCT). É também referência no tratamento transcateter de cardiopatias estruturais, como o implante transcateter de válvula aórtica (TAVI), plastia mitral transcateter (MitraClip), procedimentos de “Valve-in-valve” e de doenças congênitas, como o fechamento do forame oval patente (FOP). O Serviço de Cirurgia Cardíaca é referência nacional, sobretudo em técnicas específicas, como plastia mitral, aórtica e cirurgia de Ross.
O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2021, técnicos em enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.

Comments
Post a Comment